30 junho 2006

Os Feriados E A Independência Nacional

Que país curioso é o nosso! Entre feriados nacionais e municipais contam-se trinta: um mês de homenagem e devoção a inúmeras causas. Infelizmente na extensa lista não encontramos a independência de Portugal como Estado Soberano, encontramos sim a restauração da independência após 60 anos de opressão espanhola. Afinal que significado terá para o Estado português o Tratado de Zamora?
Sandro Neves

2 Comments:

Blogger Luís Humberto Teixeira said...

Se fossemos a substituir a Restauração da Independência pela comemoração do Tratado de Zamora ficávamos com um feriado a menos, pois a Instauração da República ocorreu na mesma data (mas centenas de anos depois)

9:45 da manhã  
Blogger Diogo Tomás said...

Julgo que se trata da Fundação de Portugal e não da Independência, mesmo q esta só tenha sido possível porque houve a primeira. Contudo, é hábito comemorar a independência (dos espanhois) a 1 de Dezembro e a Fundação não é tida em conta.
Realmente é verdade que os dias coincidem, mas isso não é justificação. Afinal o que é mais importante? A revolução de alguns ou a Fundação da nossa nacionalidade?
A república sepultou o feito de D. Afonso Henriques. Um erro lamentável.
Escrevi um artigo sobre este assunto no Democracia Liberal, http://www.demoliberal.com.pt/opin.php?oselect=2&idopi=255. Julgo que ajuda a esclarecer esta situação.

12:49 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Counter Stats
big brother
big brother Counter Counter Stats
big brother 06
big brother 06 Counter