30 junho 2006

A Ironia Do Euro

"O que seria de Portugal se não tem entrado na zona euro? O que seria de Portugal se os nossos governantes tivessem dado ouvidos àquelas criaturas que questionavam o rumo que o país levava e que punham em equação as vantagens de aderir ao euro. Estou a falar dos profetas do apocalipse. Estes, sem qualquer visão positiva do futuro, mais preocupados com o seu presente, defendem princípios sujeitos às suas motivações particulares em vez de se sentirem imbuídos de um qualquer interesse nacional. Se Portugal tivesse seguido estas teses premonitórias da desgraça hoje seríamos certamente um país atrasado relativamente aos demais países da UE, estaríamos na cauda da Europa, teríamos a esmagadora maioria das empresas sujeitas à agonizante falta de competitividade, já que haveria a necessidade de aumentar os impostos, teríamos, certamente, uma taxa de desemprego altíssima. Correríamos, também, o risco de não termos as nossas reformas garantidas. Não teríamos a força que tivemos junto de Bruxelas para defender a indústrias do calçado e dos têxteis nacionais da concorrência desleal dos países extra - comunitários. Se seguíssemos os desideratos destes profetas apocalípticos hoje estaríamos, concerteza, diante de um país onde as desigualdades sociais seriam gritantes."
Carlos Borges

4 Comments:

Blogger Unknown said...

Fiquei sinceramente chocado com este post. A não ser que o objectivo do autor seja o de troçar da adesão ao Euro.
É que é cada vez mais óbvio de que a adesão ao Euro foi o maior erro político cometido no Século XX.
A adesão ao Euro, decidida nas nossas costas e no meio de uma imensa campanha de propaganda veio lançar o nosso país numa das suas maiores crises, senão mesmo a maior, desde as guerras liberais do Século XIX.
E o pior é que dificilmente se vê saída do processo em que estamos metidos. A não ser que abandonemos o euro e se renegociem os tratados da adesão de Portugal á então CEE.
Basta irmos á Biblioteca Nacional e consultarmos os jornais do fim da década de 90 do Século XX.
Nessa época a adesão ao Euro era um imperativo e iría resolver os nossos problemas.
Ninguém, mas mesmo ninguém previu, nem sequer de longe, a situação actual.
Um pouco de lógica deveria dizer-nos que após sete anos de travagem brutal da nossa economia, sete anos esses que coincidiram com a adesão ao euro, se deveria fazer uma análise descomprometida das vantagens e desvantagens que tivemos com essa adesão.
Mas não, o que encontramos são artigos absurdos como este que estou a comentar!

1:51 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... Refinance rv 190e body kits davideo fur ppc Vidal sex pharmacy drugs and medications b buspirone Contact lens irritation acuvue contact Oven temperature to time equivalents clarion hotels info on buspirone hci breast female milk porn pregnant 18 inch mercedes rims Vitamin e diabetes

6:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

1:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

What a great site chemicals in percocet vacuum cleaners filter queen http://www.access-dsl.info/cheaper-home-insurance-us.html security home

8:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home


referer referrer referers referrers http_referer Counter Stats
big brother
big brother Counter Counter Stats
big brother 06
big brother 06 Counter