27 novembro 2006

A Direita É Natural Ao Homem

…Em Portugal a Direita tem necessariamente de vestir um fato de macaco e ter consciência que tem uma missão a cumprir…

A DIREITA conservadora tem como base uma corrente político-filosófica que muitos chamam de conservadorismo. É assente no pessimismo antropológico, isto é, o homem é essencialmente egoísta e vai evoluindo ao longo dos séculos, com as várias heranças recebidas dos antepassados, não só no aspecto cultural mas também no material. Como diz Louis de Bonald "não são os indivíduos que formam a sociedade, mas a sociedade que forma os indivíduos".

As instituições criadas na sociedade têm como função a preservação de valores que o Homem foi recebendo durante vários séculos.

A filosofia da esquerda, dos chamados progressistas, sofre de um divórcio radical entra a verdade e o real. Promete aos homens o paraíso na terra com um bilhete de ida e volta em primeira classe. Para eles o homem é essencialmente bom e a sociedade é que o faz mau e perverso.

Vem tudo isto a propósito da distorção política que a sociedade portuguesa sofreu, após o 25 de Abril de 1974. Com efeito, quem não era de esquerda era "fascista". Todo e qualquer debate ideológico sobre teorias políticas foram abafados. A política tinha sentido único: esquerda e só esquerda.

Trinta e dois anos passados, o debate das teorias políticas vai aparecendo, ainda que timidamente.
Mas fará hoje sentido discutir-se o que é ser de esquerda e de direita?

Penso que sim apesar do poder económico dominar todas as sociedades e inversamente não ser o poder político a sobrepor-se ao económico, o debate deve ser feito.

Em boa verdade o que a esquerda introduziu foi uma forma monótona de viver que a curto prazo iria comprometer o planeta. A defesa da condição humana através da igualdade dos indivíduos, das rotinas, dos hábitos, das expectativas, procura qual teoria de gestão à "standarização" e à manipulação fácil do Homem, já uniformizado.

Na sociedade esquerdista e financeira todas as pessoas têm créditos, conta-ordenado, carro, casa e vão ao shopping.

Portugal não está salvo deste perigo e ainda é um exemplo vivo do niilismo da esquerda.

Em nome da "mudança" e da "liberdade", criou-se um País sem história nem passado. Em nome da melhoria das condições de vida criaram um bando de endividados. Em nome da rapidez das comunicações um feixe de auto-estradas e scuts que se enchem e esvaziam consoante o dia de recebimento dos salários e uma rede ferroviária destruída pelo abandono.

Todo este estado de coisas se vê à Direita.

A verdade é que no mundo de hoje mais do que nunca a Direita tem de ser frontal e afirmativa, corajosa e leal. Só desta forma poderá afirmar essas certezas primeiras, claras, irrevogáveis, axiomas da essência humana, cuja consideração é imperativa para a existência da liberdade e para a compreensão de mudança.

O sentido arreigado de comunidade existe em muitos países nossos parceiros e todas as forças trabalham para um objectivo comum deixando de lado a esquerda, essa componente conceptual distanciada da ordem natural das coisas.
Em Portugal a Direita tem necessariamente de vestir um fato de macaco e ter consciência que tem uma missão a cumprir.

Não fomos para a rua gritar Portugal, com gardénias!

Os palhaços fazem rir mas pedem pão!

Quem quer circo tem de gostar de feras!

Raul Lopes

referer referrer referers referrers http_referer Counter Stats
big brother
big brother Counter Counter Stats
big brother 06
big brother 06 Counter